29 de abril de 2024

BEM ESTAR

ALOPECIA AREATA

350

Ocorre em 1% a 2% da população. Afeta ambos os sexos. Todos os grupos raciais e pode surgir em qualquer idade, embora em 60% dos casos seus portadores tenham menos de 20 anos.

Embora, na maioria dos casos, haja repilação espontânea, em alguns meses, outras vezes o processo progride com surgimento de novas lesões, que por confluência, podem atingir todo o couro cabeludo, (alopecia areata total), ou todo o corpo (alopecia areata universal).

Existem duas variantes clínicas menos frequentes, a alopecia areata ofiásica, que se inicia na região acciptal e avança bilateralmente para as regiões parietais, e a alopecia areata difusa, em que não há formação de placas alopecicas, mas encontram-se pelos em pontos de exclamação entre os cabelos normais. Muitas vezes, quando ocorre repilação, os pelos nascem despigmentados

A perda de cabelos é assintomática, mas alguns pacientes se queixam de prurido ou queimação que precedem o aparecimento das placas.

Alterações na superfície das unhas surgem em 10 a 50% dos casos como depressões diminutas (metal martelado), na lamina ungueal.

Embora o diagnostico possa ser feito pela simples aparência das áreas sem cabelo, em certos casos há necessidade de fazer biopsia da pele afetada para afastar outras causas de alopecia. 10 a 42% dos casos, há outras pessoas na família com o mesmo problema, diversos genes têm sido implicados na suscetibilidade a alopecia areata, eles interagem com fatores ambientais, como estresse ou presença de microorganismos, para disparar uma resposta imunológica anômala que lesa o folículo piloso. 20 a 30% de natureza imunológica: tireoidites, diabetes, lúpus, vitiligo, renites etc.

A história natural da doença é extremamente variável, Durante a vida, podem ocorrer diversos episódios, seguidos de recuperação parcial e ou total do cabelo perdido, podendo haver queda num local e crescimento em outras, mas, a perda também pode ser irreversível.

Quando o cabelo volta a crescer, geralmente é branco e fino para depois adquirir cor e consistência normais.

A conduta terapêutica deve ser individualizada, considerando-se a faixa etária e a extensão da doença. As diferentes modalidades de tratamento são úteis em controlar a doença. O tratamento pode ser tópico, intralesional ou sistêmico.

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Após passar um sufoco no primeiro round, quase sendo finalizado, o peso-me...

Empresária reforça que um de seus objetivos como profissional é melhorar...

A agencia de viragens Fenicios Tur dá dicas de pontos turísticos, melhore...

Afisioterapia domiciliar tem se tornado uma tendência cada vez mais cresce...

Essa cena, mamãe, você certamente já deve ter presenciado, seu filho esp...

Todos os anos passamos pelo mesmo ritual: com o começo do ano estabelecemo...

Pensem em uma cidade charmosa, linda, cercada por montanhas, rios e cachoei...

Passamos o “outubro rosa” e agora estamos no “novembro azul”, dois...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO