25 de dezembro de 2025

MAIS VOCÊ

O SER HUMANO É MAL EDUCADO?

2730

Psicólogo fala sobre a importância de usar a educação simplificada no dia a dia

Psicólogo fala sobre a importância de usar a educação simplificada no dia a dia

As guerras e atentados ocorridos pelo mundo afora durante anos remetem à questão da educação simplificada, dos simples “obrigado”, ”por favor”, “com licença”, por exemplo. O ser humano deixou de realizar essa tarefa durante o dia a dia e isso tem desencadeado situações desagradáveis em casa, no ambiente de trabalho e até mesmo nas ruas.

Dessa forma, o psicólogo João Alexandre Borba acredita que a tarefa de pôr em prática a educação simplificada é uma via de mão dupla. “Ao tratar o outro com delicadeza, você impulsiona a vontade dele em ser delicado também”, diz. Uma vez que a convivência é feita entre várias pessoas, é sempre necessário ter noção do espaço do outro na sociedade.

Segundo o profissional, “coisas simples como “bom dia”, “obrigado”, “com licença” podem fazer com a pessoa sinta-se bem em relação ao outro”. Esse tipo de atitude reflete nas relações sociais humanas, de modo que “quando bem feito, em fazer o outro se sentir confortável na sua presença”, aponta Borba.

 

Do ponto de vista psicológico, “uma palavra bem educada em relação as mais ásperas faz com que as pessoas comecem a priorizar o bom trato do outro”. Nessa questão também cabe a empatia, pois “tratar bem o próximo, falar coisas boas para o outro está muito ligado ao que está acontecendo dentro de mim, sendo assim, se eu estou bem, tratarei bem o outro também”.

Sendo assim, de acordo com o profissional, é importante que se estabeleça bem um convívio com as pessoas por meio da educação simplificada, com pequenos gestos, mas também é importante estar de bem consigo mesmo para que essa sensação boa possa externar para o restante das pessoas com quem convivemos durante a vida.

Serviço:

João Alexandre Borba
Co-CEO do Instituto Internacional Japonês de Coaching e Psicólogo
joao.alexandre@live.com
www.facebook.com/joaoalexandre.c.borba

 

 

 

 

TALVES VOCÊ SE INTERESSE

ARTIGOS RELACIONADOS

Estamos vivendo um cenário um tanto atípico, primeiro uma pandemia, na se...

Geralmente a minha “rotina” era Escola pela manhã, dever de casa, sair...

Medo, incertezas, divórcios e isolamento fizeram sumir a libido de muita g...

Controle, ciúmes, proibições, dedicação exclusiva, provas de amor são...

Nesse verão, nada como uma sobremesa gelada depois do almoço ou ter um la...

Confira os clicks sociais de Fco. Beltrão

Conheça o Jantar do Rotary Cango

Como anda sua conversa com o espelho? O que você tem dito para si mesma? E...

0 Comentários

DEIXE O SEU COMENTÁRIO PARA ESSE ARTIGO